Projeto do TRF4 insere vídeos das sessões nos processos

Projeto do TRF4 insere vídeos das sessões nos processos

A presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, apresentou hoje (19/6) o ‘Tela TRF4’, projeto que grava e transmite, ao vivo via internet, as sessões de julgamento da corte. A 3ª Turma, especializada em Direito Administrativo, foi a primeira a ter uma sessão transmitida.
Acompanhada do futuro presidente da corte, desembargador federal Tadaaqui Hirose, de magistrados, servidores e jornalistas, a presidente da corte interagiu com os membros da 3ª Turma por videoconferência. Do Gabinete da Presidência, Marga assistiu ao início da sessão e anunciou a estréia da nova ferramenta. “Com esse sistema, os vídeos das sessões passam a ser elementos integrantes do processo, sendo esse o diferencial da ferramenta. Somos o primeiro tribunal a fazer das sessões gravadas peças processuais”, explicou.
“O Tela TRF4 tem como objetivo promover maior transparência às decisões do tribunal. Com imagens, existirá uma comunicação mais direta, proporcionando a advogados e partes a possibilidade de assistir às sessões de julgamento em outros horários e de qualquer lugar, pois os vídeos estarão integrados ao processo eletrônico”, ressaltou Marga.
O presidente da 3ª Turma, desembargador federal Fernando Quadros da Silva, destacou que o Tela TRF4 é uma inovação que muito contribuirá para o conhecimento dos cidadãos de como se desenvolvem os trabalhos judiciais no tribunal. “Não alteraremos em nada nossa forma de julgar, mas haverá mais transparência”, declarou.
Pioneirismo
As sessões de julgamento do TRF4 também poderão ser transmitidas ao vivo pela internet. Isso permite que  a informação circule dentro e fora do tribunal. Além do público externo,  estão sendo instalados monitores nos gabinetes para que os assessores dos magistrados  acompanhem online as sessões, tornando o trabalho mais rápido e efetivo.
E mais: o sistema também será utilizado para transmissão de palestras, seminários, eventos e ensino à distância, compartilhando o conhecimento produzido no TRF4.
Para isso, uma estrutura está sendo montada no TRF4. Semelhante ao sistema implantado no Supremo Tribunal Federal (STF),  30 câmeras de última geração vão captar as sessões de julgamento nas salas e no plenário, permitindo a transmissão ao vivo pela internet. O diferencial é que no TRF4 os vídeos serão transformados em peças processuais disponibilizadas para consulta no processo eletrônico.
O Tela TRF4 passa a funcionar plenamente em agosto, quando o sistema estará totalmente implantando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito